SOLIMÔES TRADIÇÂO E CULTURA

festividades de solimões

Todos os anos a comunidade de Solimões realiza pela época da festa da padroeira, a dança das pretinhas, cultura deixada pelos ancestrais da comunidade, e que hoje continua sendo passado de geração para geração.

Pretinhas dançando

A dança é nada mais que um ritual de agradecimento pela fartura de alimentos ocorridos durante o período anual de uma festa para outra. As músicas é composta por pessoas simples chamados de foliões eles misturam a realidade comunitária com cultura religiosa,tudo isso é transformado em canto, dedicados a virgem Maria e também a cultura popular.
A dança é um compasso não muito lento, é denominado de dança da Guiné ou dança dos pretinhos(as).

Mastro enfeitado de frutas

Eles dançam ao redor de um mastro enfeitado de frutas e na ponta da bandeira do divino, eles durante a dança obedecem a um ritual rígido e durante a dança só bebem bebidas típicas como por exemplo: o caxiri, tarubá e cachaça.

foliões cantando

A organização também é rígida, existem os mordomos e juizes que cuidam de todos os preparativos, quanto a escolha é feita durante a derruba do mastro que acontece geralmente domingo de manhã, na derruba e utilizado o machado para cortar o mastro portanto quem corta se torna mordomo da próxima festa, aquele que pega a bandeira do divino ou da virgem Maria se torna o juiz do próximo ano.

preto velho, coordena a dança

O mastro é levantado na sexta a tarde, no sábado se faz a alvorada bem cedo cantada pelos foliões, no domingo também bem cedo faz-se então a derrubada do mastro. centenas de pessoas de todos os lugares vem para prestigiar este acontecimento que já acumula vários anos de história.

Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*